O repto lançado por João Oliveira,
da maneira como foi lançado, mexeu comigo. Sempre senti falta de um verdadeiro
fórum, seja ele qual for e onde for, onde se discutisse a modalidade sem
restrições serviçais ou interesses pessoais ou de determinadas organizações.
Algo que me parecesse puro e didático, frontal e ao mesmo tempo responsável,
mas que fosse também uma plataforma útil e positiva para a transmissão de
saberes e apresentação de soluções. Esta é uma oportunidade, e decidi
aproveitá-la.
Capítulo I – Clubes
A modalidade não vive sem os
clubes. É este o nosso modelo de formação e de competição, canalizado para
outras competições e/ou ações, entre outras, de nível escolar, universitária,
de lazer, de desenvolvimento pessoal e técnico e, em última instância, de
representação nas competições internacionais de seleções. A estes cabe a grande
fatia de formar desportivamente atletas, dirigentes, treinadores e demais
população (adeptos incluídos). São estes que transportam o ADN da modalidade e
a desenvolvem (ou a denigrem, consoante o caso), seguindo princípios sociais,
culturais e económicos enraizados localmente (a nível local, regional e mesmo
nacional) e outros aspetos conjunturais e temporais relevantes que os levam à
mudança e/ou adaptação e à evolução. Com maior ou menor sucesso, são eles os
verdadeiros guardiões do basquetebol.
Se o meu entendimento estiver correto,
os clubes SÃO o basquetebol e assumem primordial relevância em qualquer
estratégia que seja traçada para o futuro da modalidade em Portugal. Pensar o
basquetebol e não pensar (n)os clubes é traçar um rumo ao desconhecido e é uma
irrealidade. Comecemos por aqui.
por João Vieira
Simpatizante de Basquetebol
P.S.: Partilhe o texto, utilizando os links e para explorar / comentar a informação, pode visitar
https://www.facebook.com/ideiasparaobasquetebol
P.S.: Partilhe o texto, utilizando os links e para explorar / comentar a informação, pode visitar
https://www.facebook.com/ideiasparaobasquetebol
#desporto #basquetebol #basketball
#marketingdesportivo #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing
#marketingecomunicação # marketingecomunicacaododesport o #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol