Parte
1 - O marketing desportivo na organização do evento desportivo
Terminou
o FIBA World Cup 2019, mais conhecido em língua Portuguesa pelo Campeonato do
Mundo, realizado na China.
Muitos
podem questionar do porquê na China.
Quais
as principais razões que levaram a FIBA a atribuir à China a organização do Campeonato
do Mundo?
Terá
sido por motivos desportivos ou haverá outros motivos?
A
escolha da China por parte da FIBA será pela mesma razão que a NBA dá uma enorme
importância ao mercado Chinês?
A
verdade é que muitos dos marketeers desportivos,
sejam eles ligados ao basquetebol (na NBA e alguns clubes europeus) bem como ao
futebol (principalmente no futebol, clubes e federações), já perceberam que é
na China é que estão milhões de consumidores e marcas fortes, com enorme poder
económico e que se querem afirmar como marcas globais. Muitas têm planos de
marketing muito ambiciosos e o investimento no desporto é tido como um bom meio
para alcançar essa notoriedade internacional e como uma forma de promover os
seus produtos. Muitas destas campanhas
foram realizadas, ao longo dos anos, em diversos eventos, que ajudaram a
associar as marcas ao Campeonato do Mundo.
Para
além das marcas, temos o mais importante: milhões de consumidores ávidos de ver
bons espetáculos, ídolos da bola e potencialmente grandes jogos.
E o
jogo de basquetebol pode ser um bom espetáculo. Se fosse só um jogo de
basquetebol podia não ser tão interessante, mas como espetáculo é. E os
Chineses adoram um bom espetáculo de basquetebol.
E
quais os outros motivos que levam estas duas organizações, que lideram o
basquetebol mundial, a escolher a China?
Um de
índole financeiro, através dos enormes recursos económicos necessários para
realizar um evento desta dimensão. Sem as marcas e o seu apoio não é possível
realizar um evento desta magnitude. Foram nove o número de marcas englobadas no
nível Global Partners, duas no nível Event Partners, outras duas no Event
Sponsors e uma como Event Supplier. O evento desenrolou-se em oito cidades com
pavilhões de grande qualidade e não podia faltar as Fan Zones respetivas. Mau
mesmo só o trânsito, segundo os meus amigos que lá estiveram. Teve-se em conta
o custo de vida e nesse aspeto pode-se dizer que é acessível.
Temos,
portanto, tudo para dar certo. Apoios financeiros vindos das marcas que
necessitam de se promover, aproveitando um evento global, que esperam que possa
ajuda a promover a marca para os milhares de consumidores do mundo, para os
Chineses, para aqueles que se deslocaram á China e aqueles que vêm o evento via
televisão ou stream da FIBA, no
desejo de verem os craques do basquetebol do mundo inteiro.
A
importância da comunicação é fundamental mesmo num país fechado como é a China e
a FIBA criou diversas plataformas para divulgar o evento e até no seu Guia da
Competição era incluído o contato de cada jogador das diversas redes sociais,
no caso dos que têm.
Kobe
Bryant e Dirk Nowitzki foram dois dos embaixadores do evento e deram a sua imagem
para promover o Campeonato do Mundo, ao longo dos últimos anos, Yao Ming esteve
presente e não faltaram grandes ex-jogadores na bancada a ver os jogos e darem
o seu apoio às suas seleções. O respeito pelos ex-atletas foi notório.
Tudo
foi cuidado para que o evento pudesse ser um sucesso. Só faltava mesmo os
jogos, o espetáculo do basquetebol.
E esses
confirmaram o porquê que a modalidade tem uma enorme popularidade pelo mundo
fora e continua a crescer ao nível global.
Se na
fase de grupos houve alguns jogos desequilibrados, na fase seguinte o
equilíbrio dos resultados foi cada vez sendo maior e houve mesmo alguns
prolongamentos, contribuindo para uma incerteza à volta do resultado. Os
jogadores deram o seu melhor, perceberam a necessidade do espetáculo e dessa
forma cativaram o público.
O
favorito, USA não venceu. O favorito Sérvia não venceu. Ganhou a Espanha que foi
crescendo ao longo da competição, fez das tripas coração no capítulo defensivo e
sagrou-se campeã. Uma curiosidade: um jogador e um treinador foram Campeões do
Mundo e Campeões da NBA. Um feito.
Por
tudo isto o Campeonato do Mundo da China foi um espetáculo e que espetáculo.
É esta
a chave do negócio.
Bem-vindo
ao marketing desportivo.
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