Campeonato do Mundo de Basquetebol – 2019 - Parte 1 - por António Pereira


Parte 1 - O marketing desportivo na organização do evento desportivo

Terminou o FIBA World Cup 2019, mais conhecido em língua Portuguesa pelo Campeonato do Mundo, realizado na China.

Muitos podem questionar do porquê na China. 

Quais as principais razões que levaram a FIBA a atribuir à China a organização do Campeonato do Mundo?

Terá sido por motivos desportivos ou haverá outros motivos?

A escolha da China por parte da FIBA será pela mesma razão que a NBA dá uma enorme importância ao mercado Chinês?

A verdade é que muitos dos marketeers desportivos, sejam eles ligados ao basquetebol (na NBA e alguns clubes europeus) bem como ao futebol (principalmente no futebol, clubes e federações), já perceberam que é na China é que estão milhões de consumidores e marcas fortes, com enorme poder económico e que se querem afirmar como marcas globais. Muitas têm planos de marketing muito ambiciosos e o investimento no desporto é tido como um bom meio para alcançar essa notoriedade internacional e como uma forma de promover os seus produtos. Muitas destas campanhas foram realizadas, ao longo dos anos, em diversos eventos, que ajudaram a associar as marcas ao Campeonato do Mundo.

Para além das marcas, temos o mais importante: milhões de consumidores ávidos de ver bons espetáculos, ídolos da bola e potencialmente grandes jogos.

E o jogo de basquetebol pode ser um bom espetáculo. Se fosse só um jogo de basquetebol podia não ser tão interessante, mas como espetáculo é. E os Chineses adoram um bom espetáculo de basquetebol.

E quais os outros motivos que levam estas duas organizações, que lideram o basquetebol mundial, a escolher a China?

Um de índole financeiro, através dos enormes recursos económicos necessários para realizar um evento desta dimensão. Sem as marcas e o seu apoio não é possível realizar um evento desta magnitude. Foram nove o número de marcas englobadas no nível Global Partners, duas no nível Event Partners, outras duas no Event Sponsors e uma como Event Supplier. O evento desenrolou-se em oito cidades com pavilhões de grande qualidade e não podia faltar as Fan Zones respetivas. Mau mesmo só o trânsito, segundo os meus amigos que lá estiveram. Teve-se em conta o custo de vida e nesse aspeto pode-se dizer que é acessível.


Temos, portanto, tudo para dar certo. Apoios financeiros vindos das marcas que necessitam de se promover, aproveitando um evento global, que esperam que possa ajuda a promover a marca para os milhares de consumidores do mundo, para os Chineses, para aqueles que se deslocaram á China e aqueles que vêm o evento via televisão ou stream da FIBA, no desejo de verem os craques do basquetebol do mundo inteiro.

A importância da comunicação é fundamental mesmo num país fechado como é a China e a FIBA criou diversas plataformas para divulgar o evento e até no seu Guia da Competição era incluído o contato de cada jogador das diversas redes sociais, no caso dos que têm.

Kobe Bryant e Dirk Nowitzki foram dois dos embaixadores do evento e deram a sua imagem para promover o Campeonato do Mundo, ao longo dos últimos anos, Yao Ming esteve presente e não faltaram grandes ex-jogadores na bancada a ver os jogos e darem o seu apoio às suas seleções. O respeito pelos ex-atletas foi notório.

Tudo foi cuidado para que o evento pudesse ser um sucesso. Só faltava mesmo os jogos, o espetáculo do basquetebol.  

E esses confirmaram o porquê que a modalidade tem uma enorme popularidade pelo mundo fora e continua a crescer ao nível global.

Se na fase de grupos houve alguns jogos desequilibrados, na fase seguinte o equilíbrio dos resultados foi cada vez sendo maior e houve mesmo alguns prolongamentos, contribuindo para uma incerteza à volta do resultado. Os jogadores deram o seu melhor, perceberam a necessidade do espetáculo e dessa forma cativaram o público.

O favorito, USA não venceu. O favorito Sérvia não venceu. Ganhou a Espanha que foi crescendo ao longo da competição, fez das tripas coração no capítulo defensivo e sagrou-se campeã. Uma curiosidade: um jogador e um treinador foram Campeões do Mundo e Campeões da NBA. Um feito.   

Por tudo isto o Campeonato do Mundo da China foi um espetáculo e que espetáculo.
É esta a chave do negócio.

Bem-vindo ao marketing desportivo.

António Pereira
17-09-2019










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