BASQUETEBOL À SUA MEDIDA – por João Oliveira (*)



O Pedro tem 4 anos e os pais tinham praticado desporto federado. A Mãe tinha jogado Basquetebol e o Pai Futebol. Ambos recordavam o que se tinham divertido quando tinham começado a jogar. Por isso, tinham decidido proporcionar um desporto ao seu filho Pedro. Começaram a procurar se havia algum Clube que proporcionasse o jogo de Basquetebol ou Futebol, perto de onde viviam. Acabaram por encontrar um Clube de Basquetebol, que tinha Baby Basket. Para os pais do Pedro, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que proporcionasse diversão e entretenimento, em suma recreação (jogo pré-desportivo).
A Maria tem 10 anos. Certo dia, chegou a casa e disse que a sua amiga Catarina ia jogar Basquetebol e que gostava de ir com ela. Os Pais ficaram admirados, uma vez que ambos tinham jogado Basquetebol e tentado que a Maria fosse jogar, desde os seus 4 anos, mas não tinha sido isso que tinha acontecido. Quando lhe perguntaram por que razão queria jogar Basquetebol, respondeu que podia ser divertido e crescer (queria dizer desenvolver, mas na sua idade ainda não sabia a diferença). Os pais da Maria reconheciam no Basquetebol a possibilidade da Maria se divertir e desenvolver aspetos físicos, mentais, socio-emocionais e motivacionais e, por isso, para a Maria e para os seus pais, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que proporcionasse diversão e desenvolvimento (jogo desportivo).

O Jorge tinha 15 anos e também se queria divertir e desenvolver, mas quando os amigos, na escola, lhe perguntaram por que razão jogava Basquetebol, ele acrescentou algo à diversão e ao desenvolvimento. O Jorge disse aos amigos que também gostava de competir, gostava de ganhar. Quando os amigos lhe perguntaram o que era necessário fazer para ganhar, o Jorge não sabia como responder. Por isso, ao jantar, com os pais, contou-lhes o que tinha acontecido e pediu-lhes ajuda. Depois de conversarem, o Jorge percebeu que para ganhar necessitava de desenvolver e demonstrar competência na competição. Por isso, percebeu que O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que permitia divertir-se, desenvolver-se e demonstrar competência (estava na esfera do Desporto). Quanto mais competência desenvolvia, mais necessidade sentia de ser desafiado e, por isso, a existência de diferentes escalões etários, divisões e seleções eram como que escadas a subir, na “montanha” da competência. 

Curioso é que quando jogava, muitas pessoas assistiam ao jogo, aplaudiam os bons lances e, ao lembrar-se da conversa com os seus pais, entendeu que havia pessoas (espetadores) que viam os jogos de Basquetebol também para se divertirem, verem desenvolvimento e demonstração de competência nos jogadores e, por isso, para estes espetadores, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que permitia divertirem-se, ver outras pessoas a desenvolverem-se e a demonstrarem competência e com isso, vencerem.
A Teresa e o José eram dois adultos que acompanhavam jogos de Basquetebol e gostavam particularmente de ver o Tiago a jogar. Quer o Tiago, quer a Teresa e o José queriam divertir-se, desenvolver-se e demonstrar ou ver a demonstração de competência, mas havia algo que para eles era igualmente importante e necessário. Eles queriam proporcionar ou experienciar um espetáculo. Por isso, a Teresa e o José, assim como muitas outras pessoas, estavam dispostas a pagar para ver um jogo de Basquetebol, do mesmo modo que pagavam para ver uma peça de teatro ou um concerto e o Tiago assim como os outros jogadores da sua competição recebiam dinheiro, para se dedicarem exclusivamente ao Basquetebol. O Basquetebol já não era um jogo pré-desportivo, um jogo desportivo ou um desporto. Para a Teresa, para o José e para o Tiago, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que proporcionasse entretenimento e espetáculo (desporto profissional).

A Raquel era um empresária bem-sucedida. Tinha jogado Basquetebol até entrar para a Faculdade, mas depois seguiu outro caminho. Enquanto empresária, procurava oportunidades de negócio. Certo dia, ao abrir o jornal, percebeu que havia equipas de Basquetebol cotadas na bolsa. Ao analisar os relatórios de algumas equipas, percebeu que comprar uma equipa de Basquetebol podia ser uma boa oportunidade de negócio e ao mesmo tempo voltar-se a ligar a uma modalidade que lhe tinha proporcionado divertimento, desenvolvimento e competências. Decidiu avançar para a aquisição de uma equipa de Basquetebol Profissional. Para a Raquel, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que viabilizasse negócio.
O João tinha jogado Basquetebol na sua juventude, mas um acidente de viação mudou-lhe a vida. Infelizmente, a cadeira de rodas passou a ser a sua principal forma de locomoção e pensou em voltar a jogar Basquetebol. Para o João, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol adaptado (cadeira de rodas, no caso).

O Paulo tinha jogado Basquetebol. Entretanto e depois de alguns anos de afastamento, ao levar a sua filha aos treinos de Minis, porque reconhecia o papel decisivo que o Basquetebol tinha “jogado” no seu desenvolvimento físico, mas também mental, social e motivacional, ao ponto de, recordar sistematicamente que, na entrevista do seu primeiro emprego, acabou por ser escolhido, por ter jogado um desporto de equipa (no caso, Basquetebol), o “bichinho” do jogo voltou a visitá-lo. Ao conversar com outros pais, apercebeu-se que o Clube tinha uma equipa de Masters e decidiu juntar-se. Para o Paulo, O BASQUETEBOL À SUA MEDIDA ERA o Basquetebol que permitisse voltar a ligar-se ao jogo e reviver a diversão, o desenvolvimento e a competência, entre outras coisas, que o Basquetebol lhe tinha proporcionado.
O que significa BASQUETEBOL À SUA MEDIDA?

Significa proporcionar as condições, para tornar acessível a prática do jogo (Basquetebol), de acordo com os interesses, desejos e capacidades de cada um.

Há ou não uma diferença entre uma pastelaria que tem apenas natas para todos e outra que tem ofertas à sua medida, com diferentes doces (natas, bolas de berlim, croissants, bolos de arroz, jesuítas, ...) e salgados (rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau, chamuças, ...)?

Há ou não uma diferença entre o BASQUETEBOL PARA TODOS e o BASQUETEBOL À SUA MEDIDA?

BASQUETEBOL À SUA MEDIDA é o melhor para todos, ao longo do tempo?

Identifica-se com esta IDEIA de base de IDEIAS PARA O BASQUETEBOL, a do BASQUETEBOL À SUA MEDIDA?


(*) Este texto é fruto de uma reflexão de diversas pessoas, sobre o basquetebol em Portugal e o que este pode oferecer aos diversos interessados.

por João Oliveira
1-03-2020









#desporto #basquetebol #basketball #estrategia #visao #etica #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol #basquetebolasuamedida