Decorria o ano de 1994, quando foi publicado um
artigo estruturante do Ensino do Basquetebol, na Revista Horizonte.
Embora o tenha enraizado, há alguns anos que procurava a sua publicação. Nos últimos dias, a conversar com o Prof. Mário Silva, partilhei este desejo. Disse-me que o ia procurar. Passadas umas horas e depois de procurar em 15 capas, encontrou o referido artigo na 16ª capa de arquivo. Agradeço-lhe a amabilidade, a persistência e a partilha.
Voltei a reler o artigo e senti-me satisfeito com o que escrevi à 26 anos, o que nem sempre acontece, quando voto a ler o que escrevi.
Para além disso, ao longo dos anos, vários Treinadores têm-me solicitado esse artigo. Contudo e por não o ter comigo, nunca fui capaz de responder positivamente a esses pedidos.
Agora que volto a ter acesso a esse artigo, dada a importância e atualidade do seu conteúdo e uma vez que a referida revista já não está em circulação, partilho-o neste blog, na esperança que continue a apresentar uma alternativa ainda diferente, mas atual, 26 anos depois.
Para além disso, esta proposta de ensino do Basquetebol tem por base o paradigma da pessoa total e, por isso, das pessoas que jogam, vulgo jogadores, também como seres pensantes e não só.
Hoje, se tivesse que começar a treinar uma equipa de Minis ou se estivesse a treinar na formação, continuaria a socorrer-me deste blueprint enquanto mapa orientador do processo de ensino do jogo.
As aplicações deste documento são várias. "Orientar" os Treinadores da formação ou os cursos iniciais de Treinadores, são algumas das potenciais aplicações práticas.
Espero que possam encontrar a mesma utilidade ou que pelo menos tomem contato com uma proposta alternativa de Ensino do Basquetebol.
A referência do artigo é:
(*) Oliveira,
J. C. (1994). Etapas de aprendizagem do basquetebol. Revista Horizonte, XI (63),
Dossier.
Para aceder ao artigo, clicar AQUI.
P.S.: O Formato não é o melhor, mas o possível. Se alguém tiver o artigo e me conseguir enviar uma digitalização ainda melhor, faça o favor, que agradeço.
#ideiasparaobasquetebol