O BASQUETE PORTUGUÊS É MUITO MAIS DO QUE NEEMIAS QUETA! - por Pedro Neves


É histórico termos um jogador na NBA? É. Neemias Queta está a ter um percurso muito positivo na Liga Americana, sobretudo desde que chegou aos Celtics? Está! Deve ser explorada a presença do jogador português no mais famoso campeonato de basquetebol do mundo? Deve, claro.


Ainda assim, acho demais as notícias sobre Neemias Queta na comunicação social, quando, por exemplo, nada se mostra, nada se escreve sobre a nossa Liga! «Neemias Queta marcou quatro pontos»; «Neemias Queta soma mais cinco minutos»! E é isto. Por outro lado, temos uma Liga portuguesa cada vez com menor espaço na imprensa portuguesa, inclusive na desportiva.

Porque é que não exploramos também aquilo que aqui temos?

Porque é que não se tira partido, por exemplo, de termos um jogador em Portugal como o Tony Douglas que jogou anos e anos na NBA? Porque é que não se aproveita a presença do «base» americano do Benfica para promover a nossa Liga? Porque é que não se dá enfase aos resultados mais positivos do Benfica, Porto e Sporting na Europa? Porque não se explora os clássicos e os derbys da nossa Liga?

É Neemias, Neemias e Neemias! Não gosto.

Não está em causa a importância do «poste» luso na América, mas há mais basquete para ser promovido! Nos espaços informativos da nossa televisão, ficamos a conhecer o resultado dos Celtics, a prestação do «poste» português, mas não temos qualquer informação, por exemplo, do jogo do Porto em Bilbao ou de mais uma jornada da nossa Liga!

Quantos portugueses sabem que, por exemplo, temos um português a brilhar em Espanha ao serviço de um colosso como é o Juventude Badalona? Porque não se fazem reportagens sobre o percurso de Rafael Lisboa pela Europa? Quantos portugueses sabem o número de jogadores portugueses que já temos a jogar no estrangeiro?

Repito: nada contra as notícias de Neemias Queta, mas continuo a achar que o basquetebol português é muito mais do que Neemias Queta!

Pedro Neves

04-02-2024



#basquetebol #basketball #ideiasparaobasquetebol #baquetebolqueconta #juntosvamosmaislonge #basquetebolasuamedia #basquetebol5estrelas #basquetebolcomideias #nba #basquetebolportugues