COMO É QUE OS ANTIGOS NAVEGADORES SE ORIENTAVAM NO MAR? - por João Oliveira


Tem presente o impacto dos antigos navegadores, como Vasco da Gama, na história de Portugal? Conheciam onde estavam, sabiam onde queriam chegar, mas COMO É QUE DETERMINAVAM O RUMO?

Consultavam o Sol e as estrelas e quando as nuvens as ocultavam, orientavam-se pelas vagas oceânicas. Mais tarde, a bússola mudou o mundo e passaram a usá-la, para verificar o rumo.

Com ela, a “bússola”, evitaram o desconforto de se perderem, aumentaram a probabilidade de determinarem o rumo certo, para chegarem onde desejavam e conseguiram corrigir atempadamente a rota, quando se desviavam. Enormes benefícios!

O que é que nos permite verificar o rumo do Basquetebol Português, ter a certeza de que estamos no caminho certo ou reajustá-lo, corrigi-lo, antes de nos perdermos e desperdiçarmos tantos esforços?

Se a VISÃO nos dá o destino, a direção, “da viagem”, a bússola ou, nos tempos mais modernos, o GPS oferece-nos a possibilidade de sabermos se estamos no CAMINHO CERTO.

O QUE É A “BÚSSOLA” OU O “GPS” DE UMA ORGANIZAÇÃO?

É o seu PLANO ESTRATÉGICO.

Durante 3 meses e fruto de 3666 contribuições concretas, foi possível apresentar uma Visão Partilhada e Mobilizadora, para o Basquetebol Português (ver resultado AQUI).

Agora e se houver pessoas para “jogar”, temos a oportunidade singular de podermos “mudar o mundo do Basquetebol”, escrevendo coletivamente o PLANO ESTRATÉGICO MOBILIZADOR DO BASQUETEBOL PORTUGUÊS (a nossa “bússola”, o nosso “GPS”).

Se quiser fazer história, construindo a nossa “bússola”, para sermos “navegadores” com “bússola”, então pode começar a contribuir:
  • CLICANDO AQUI
  • PARTILHANDO este post



por João Oliveira
25-08-2019

#basquetebol #basquetebolportugues #estrategia #planoestrategico #ideiasparaobasquetebol