Quando
falamos de um plano estratégico de gestão desportiva é claro que nos referimos
à sua aplicação a uma organização desportiva, seja ela uma federação, clube ou
de outro tipo de organização.
O foco em
torno deste plano é o de proporcionar a gestão e operacionalização de forma
correta, não perdendo de vista as suas linhas de orientação.
Fazer a
coisa certa, de forma certa é fundamental para o sucesso de qualquer
organização. Embora seja fácil não devemos improvisar, a decisão de hoje vai
ter reflexos na decisão do amanhã, daí o planeamento ser fundamental.
Entre as diversas
áreas de atuação, dentro de uma organização seja
ela desportiva ou não, o plano estratégico é algo de fundamental.
Depois de
definida a identidade da organização, através da
definição de uma visão, missão, valores, símbolos, cores, passamos á fase
seguinte que é elaborar um plano estratégico.
Nele, devemos começar por escrever uma introdução, proceder
a um diagnóstico (análise do mercado onde estamos inseridos, análise da
concorrência, análise da nossa organização), realização de uma análise SWOT,
definição de objetivos estratégicos (objetivos SMART), plano de ações, verificar
os apoios financeiros e avaliação do desenvolvimento do plano, bem como sua correção,
quando necessário entre outros.
No caso
de uma federação pode ter de haver mais do que um plano estratégico, devido á
multiplicidade dos escalões e competições diversas, havendo assim necessidade
de diferentes tipos de intervenção e usando os diversos canais de comunicação
de acordo com as politicas decididas.
Não podemos
deixar de ter em consideração que um plano estratégico é um guia que nos
ajudará a atingir metas e objetivos mensuráveis de acordo com a visão definida
que se quer ambiciosa, tendo em consideração os valores por os quais nos
orientamos e nos relacionamos com diferentes stakeholders.
POR QUE
RAZÃO É IMPORTANTE UM PLANO ESTRATÉGICO?
Desenvolver
um conjunto de políticas, referentes a
diferentes escalões ou competições e distintas seleções nacionais, implica um conhecimento de cada área de atuação e
inclui admitir que o que pretendemos é crescer e desenvolvermo-nos, daí ser
necessário um bom planeamento.
Definir
como chegar lá, é isso o que um bom planeamento estratégico ajuda.
Devemos recolher
dados de diversos tipos, pois a leitura, análise, e interpretação correta
destes dados ajudam-nos a analisar uma série de informação essencial para
atingirmos os objetivos SMART.
O
planeamento estratégico orienta-nos mais para as ações de médio e longo
prazo. Contudo, não devemos deixar de ter em consideração as opções que
tomamos no dia-a-dia.
Alguns
elementos fundamentais a ter em conta num plano estratégico:
-
Perceber como a organização funciona;
- Cultura
organizacional;
-
Comparar com outras organizações da mesma área (benchmarking);
- Ambição
de quem faz o planeamento;
Respondendo
ás seguintes perguntas:
- Onde
está a nossa organização desportiva?
- Como a
industria desportiva desenvolve a sua ação?
- Quem
são os principais interessados?
- De que
recursos dispomos?
- Ser
realista e ter espirito critico;
- Onde
queremos chegar com a nossa organização (visão, missão, valores, objetivos);
- Aonde é
que vemos a nossa organização daqui a 1 ano, 4 anos, 8 anos (por exemplo);
- O que é
preciso fazer para lá chegar (ações)?
- Que
ações especificas precisamos de realizar para atingir cada objetivo?
- Temos
suporte financeiro para desenvolver o plano estratégico a respetivas ações?
- Qual a
melhor forma de implementar as mudanças necessárias?
- Como
vamos monitorizar a implementação o plano estratégico (análise regular de dados,
de desempenho, de alcance de objetivos)?
DEFINIÇÃO
DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Definição
de metas a atingir a médio e longo prazo com alocação dos recursos necessários.
-
Ajudam-nos a alcançar a visão;
-
Objetivos macro;
- Longo
prazo;
- Com o
foco em questões organizacionais;
- Com o
foco em questões desportivas;
Como
devem ser os objetivos? Os objetivos estratégicos,
a serem alcançados, devem ser objetivos SMART, isto
é, devem específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e definidos no tempo.
PLANOS DE
AÇÃO
Um plano
de ação tem em consideração que tipo de objetivos e atividades serão realizadas, bem como pessoas envolvidas, o que
vai ser feito, por quem, como e quando.
CONCLUSÃO
A
implementação de um plano estratégico deve ter um impacto significativo no basquetebol
português, mas para que tal aconteça,
isso envolve um compromisso das pessoas que fazem parte da organização (no
caso da FPB os clubes, dirigentes, treinadores, jogadores, juízes, e outras
áreas de atividade), que percebem, aceitam e comungam da mesma visão e
objetivos, contribuindo de igual forma para o futuro do basquetebol português.
Como tal,
considero importante, a criação de uma comissão que possa avaliar a
implementação e resultados alcançados do plano estratégico até então, através
de avaliações periódicas.
António
Pereira
22-08-2019
#desporto #basquetebol #basketball #marketingdesportivo #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #marketingecomunicacaododesport o #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol
#desporto #basquetebol #basketball #marketingdesportivo #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #