Planeamento estratégico porquê e para quê - por António Pereira

Quando falamos de um plano estratégico de gestão desportiva é claro que nos referimos à sua aplicação a uma organização desportiva, seja ela uma federação, clube ou de outro tipo de organização.

O foco em torno deste plano é o de proporcionar a gestão e operacionalização de forma correta, não perdendo de vista as suas linhas de orientação.

Fazer a coisa certa, de forma certa é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Embora seja fácil não devemos improvisar, a decisão de hoje vai ter reflexos na decisão do amanhã, daí o planeamento ser fundamental.



Entre as diversas áreas de atuação, dentro de uma organização seja ela desportiva ou não, o plano estratégico é algo de fundamental.

Depois de definida a identidade da organização, através da definição de uma visão, missão, valores, símbolos, cores, passamos á fase seguinte que é elaborar um plano estratégico.

Nele, devemos começar por escrever uma introdução, proceder a um diagnóstico (análise do mercado onde estamos inseridos, análise da concorrência, análise da nossa organização), realização de uma análise SWOT, definição de objetivos estratégicos (objetivos SMART), plano de ações, verificar os apoios financeiros e avaliação do desenvolvimento do plano, bem como sua correção, quando necessário entre outros.

No caso de uma federação pode ter de haver mais do que um plano estratégico, devido á multiplicidade dos escalões e competições diversas, havendo assim necessidade de diferentes tipos de intervenção e usando os diversos canais de comunicação de acordo com as politicas decididas. 

Não podemos deixar de ter em consideração que um plano estratégico é um guia que nos ajudará a atingir metas e objetivos mensuráveis de acordo com a visão definida que se quer ambiciosa, tendo em consideração os valores por os quais nos orientamos e nos relacionamos com diferentes stakeholders.

POR QUE RAZÃO É IMPORTANTE UM PLANO ESTRATÉGICO?

Desenvolver um conjunto de políticas, referentes a diferentes escalões ou competições e distintas seleções nacionais, implica um conhecimento de cada área de atuação e inclui admitir que o que pretendemos é crescer e desenvolvermo-nos, daí ser necessário um bom planeamento.

Definir como chegar lá, é isso o que um bom planeamento estratégico ajuda.

Devemos recolher dados de diversos tipos, pois a leitura, análise, e interpretação correta destes dados ajudam-nos a analisar uma série de informação essencial para atingirmos os objetivos SMART.

O planeamento estratégico orienta-nos mais para as ações de médio e longo prazo. Contudo, não devemos deixar de ter em consideração as opções que tomamos no dia-a-dia.

Alguns elementos fundamentais a ter em conta num plano estratégico:
- Perceber como a organização funciona;
- Cultura organizacional;
- Comparar com outras organizações da mesma área (benchmarking);
- Ambição de quem faz o planeamento;

Respondendo ás seguintes perguntas:
- Onde está a nossa organização desportiva?
- Como a industria desportiva desenvolve a sua ação?
- Quem são os principais interessados?
- De que recursos dispomos?
- Ser realista e ter espirito critico;
- Onde queremos chegar com a nossa organização (visão, missão, valores, objetivos);
- Aonde é que vemos a nossa organização daqui a 1 ano, 4 anos, 8 anos (por exemplo);
- O que é preciso fazer para lá chegar (ações)?
- Que ações especificas precisamos de realizar para atingir cada objetivo?
- Temos suporte financeiro para desenvolver o plano estratégico a respetivas ações?
- Qual a melhor forma de implementar as mudanças necessárias?
- Como vamos monitorizar a implementação o plano estratégico (análise regular de dados, de desempenho, de alcance de objetivos)?

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Definição de metas a atingir a médio e longo prazo com alocação dos recursos necessários.
- Ajudam-nos a alcançar a visão;
- Objetivos macro;
- Longo prazo;
- Com o foco em questões organizacionais;
- Com o foco em questões desportivas;

Como devem ser os objetivos? Os objetivos estratégicos, a serem alcançados, devem ser objetivos SMART, isto é, devem específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e definidos no tempo.

PLANOS DE AÇÃO

Um plano de ação tem em consideração que tipo de objetivos e atividades serão realizadas, bem como pessoas envolvidas, o que vai ser feito, por quem, como e quando.

CONCLUSÃO

A implementação de um plano estratégico deve ter um impacto significativo no basquetebol português, mas para que tal aconteça, isso envolve um compromisso das pessoas que fazem parte da organização (no caso da FPB os clubes, dirigentes, treinadores, jogadores, juízes, e outras áreas de atividade), que percebem, aceitam e comungam da mesma visão e objetivos, contribuindo de igual forma para o futuro do basquetebol português.

Como tal, considero importante, a criação de uma comissão que possa avaliar a implementação e resultados alcançados do plano estratégico até então, através de avaliações periódicas.

António Pereira
22-08-2019











#desporto #basquetebol #basketball #marketingdesportivo #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #marketingecomunicacaododesporto #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol