Campeonato do Mundo de Basquetebol – 2019 - Parte 2 - por António Pereira

Parte 2 - O marketing desportivo na organização do evento desportivo

O Campeonato do Mundo 2019 na China, segundo o novo secretário geral, deveria ser “o primeiro Campeonato do Mundo de uma nova era”.

Mas, será que foi?

Numa retrospetiva, relembramo-nos de algumas medidas tomadas no que diz respeito á gestão desportiva.

Temos de voltar ao ano de 2014, onde, depois do Campeonato do Mundo a FIBA adotou um novo modelo de competição.

Uma das medidas mais relevantes foi que as equipas nacionais passaram a jogar fora e em casa, em diversas janelas de qualificação, para as diversas competições.

O número de equipas foi aumentado para 32 equipas.

E uma das medidas mais importantes, teve a haver com a alteração da data da competição de 2018 para 2019, por forma a não coincidir com o Campeonato do Mundo de futebol. Desta forma, a FIBA criava um novo ciclo competitivo e onde os Jogos Olímpicos serão a prova seguinte.



Esperava-se, desta forma, que o Campeonato do Mundo de basquetebol fosse o segundo melhor Campeonato do Mundo, logo a seguir ao de futebol.

Será que foi?

Para poder atingir o tão almejado lugar era forçoso que os melhores jogadores do mundo estivessem presentes e isso não aconteceu. Alguém imagina o Campeonato do Mundo de futebol sem os melhores jogadores nas suas seleções?

É provável que não tenha sido por causa da seleção americana. Não por ter perdido, mas simplesmente porque não estiveram presentes quase dos nenhuns dos jogadores, que anteriormente se tinham comprometido com a Federação Americana.

Não é porque eles não queiram representar o seu país, mas sim porque não é fácil pedir aos jogadores da NBA para fazerem dois ciclos de competição seguidos durante o verão. A mudança de 2018 para 2019 iria obrigar aos melhores jogados a disputarem duas competições em verões seguidos e isso não é fácil devido ao cansaço, solicitações promocionais e necessário descanso de cada um deles.

Não é de estanhar que os Jogos Olímpicos no Japão sejam mais aliciantes, para os melhores jogadores da NBA representarem o seu país, nesse grande evento, do que no Campeonato do Mundo. Aliás, convém relembrar que não foram os jogadores da NBA que qualificaram os Estados Unidos da América (EUA) para o Campeonato do Mundo, mas sim os jogadores da GLeague.  

Recentemente o site SI.com selecionou os três melhores cincos da década, sendo que na 1ª equipa fazem parte Stephen Curry, James Harden, Kawhi Leonard, Kevin Durant, Lebron James ; da 2ª equipa Russell Westbrook, Chris Paul, Anthony Davis, Tim Duncan, Draymond Green; e da 3ª equipa: Kobe Bryant, Dwyane Wade, Giannis Antetokounmpa, Blake Griffin, Dirk Nowitzki.

Facilmente se pode verificar que dos 15 eleitos, dez dos escolhidos são jogadores que se tivessem estado na China, a seleção norte-americana ganhava com a maior facilidade, dois são jogadores europeus e três estão retirados.

Alguns jogadores já disseram que estão disponíveis para representar a seleção americana nos Jogos Olimpicos. Stephen Curry, Damian Lillard, Draymond Green, Kaly Thompson e Donovam Mitchel que esteve na China. Outros se seguiram e podemos dar como certo que os americanos vão estar no seu máximo nível e Jerry Colangelo, o GM da seleção, vai estar preocupado até Tóquio 2020, mas depois pode voltar a sentir orgulho no seu trabalho.

É verdade que o basquetebol de algumas seleções se aproximou do nível dos EUA. O cinco inicial da competição incluía quatro jogadores que jogam na NBA. Os jogadores de Espanha e Argentina ou jogam na NBA ou na ACB - Espanha, sendo poucos os que jogam no seu país da América do Sul.

O que é que isto quer dizer?

É a NBA a melhor competição do mundo e a ACB a segunda melhor competição?
Pela qualidade de jogadores, treinadores, organizações desportivas, gestão do marketing e comunicação, por o número de jogadores estrangeiros que jogam na sua competição, os americanos sempre consideraram a NBA como o verdadeiro Campeonato do Mundo.

Por outro lado, os Jogos Olímpicos são a competição onde todos querem estar, pela experiência pessoal da participação, por ficar na história do deporto mundial e por a glória aos seus participantes e vencedores e aí esperamos ver os melhores jogadores de basquetebol num mundo global.

António Pereira
23-09-2019











#desporto #basquetebol #basketball #marketingdesportivo #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #marketingecomunicacaododesporto #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol