Será que respirar é uma necessidade dos seres humanos?
Poderá parecer óbvio, que as pessoas necessitem de respirar, para viver, mas será mesmo essa a necessidade?
Recorda-se de algum filme, em que uma pessoa se fecha no automóvel, a respirar o ar que sai pelo tubo de escape? As consequências de respirar monóxido de carbono podem ser devastadoras.
Então, a necessidade não é apenas respirar, mas respirar oxigénio. Necessitamos de oxigénio para sobreviver e, depois, fazer outras coisas, que nos permitem desenvolver e transformar (prosperar).
O mesmo pode acontecer com as Organizações, sejam Federações, Associações, Clubes ou Equipas. Elas têm necessidade de "respirar" ou, melhor, de "respirar oxigénio", em vez de "respirarem monóxido de carbono".
Como pode acontecer com as pessoas, se as organizações "respirarem monóxido de carbono", as consequências podem ser fatais, quando intensas ou continuadas.
Por isso, é essencial que as organizações "respirem oxigénio".
QUAL É O "OXIGÉNIO DAS ORGANIZAÇÕES"?
Existem várias formas de "oxigénio organizacional", entre elas três de base: o Planeamento Estratégico, a Execução Estratégica e a Avaliação Estratégica.
Cada uma destas formas, tem uma "composição química". Por exemplo, o Planeamento Estratégico é composto pela Visão Estratégica e pelo Plano Estratégico.
Há uns meses, mais de 3600 contribuições, permitiram formar um dos elementos do "oxigénio", ao Basquetebol Português (clicar AQUI, para ver). Mas per si, o seu efeito, embora essencial, é ainda insuficiente.
Para o Basquetebol Português "respirar mais oxigénio", também necessitamos de combinar "os elementos químicos" Visão e Plano Estratégico.
Este Plano Estratégico, por sua vez, também tem a sua própria "combinação química". Entre os seus elementos, no imediato, destacaria os Objetivos Estratégicos.
Se desejar que o Basquetebol Português também "respire monóxido de carbono", não faça nada ou adie a questão. Porém, as consequências, embora possam não provocar grande desconforto imediato, poderão ser igualmente devastadoras, a médio e longo-prazo.
Porém, se pretender que se "respire mais oxigénio", no Basquetebol Português, então poderá ajudar a compor "oxigénio", contribuindo para a construção de um Plano Estratégico Partilhado e Mobilizador, começando pela formação do "elemento químico" Objetivos Estratégicos", clicando AQUI.
A escolha é sua. Como se poderá sentir uma pessoa que nada faça ou adie a questão e a mesma pessoa, se decidir agir?
Para além da escolha ser sua, se decidir AGIR AGORA, poderá ligar-se: a algo que gosta, o basquetebol; a um conjunto de pessoas que genuinamente desejam contribuir construtivamente, para algo maior que eles próprios; e a algo realmente importante.
Por outro lado, ao agir, poderá ajudar o Basquetebol a crescer, a tornar-se mais eficaz e a demonstrar competência.
Se muitas pessoas construírem este "elemento químico" do Plano Estratégico (os Objetivos Estratégicos), então maior será a probabilidade de chegar "oxigénio" a mais Equipas, Associações, Federação e, consequentemente, estas Organizações poderão ir para lá da sobrevivência, alcançando a prosperidade.
João Oliveira
27-10-2019
#desporto #basquetebol #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol #estrategia #planoestrategico #objetivosestrategicos
#desporto #basquetebol #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol #estrategia #planoestrategico #objetivosestrategicos