Nas
últimas semanas, procedi a um levantamento de quantas pessoas seguem os clubes
da Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB), do Campeonato Nacional Liga Feminina
(LF) e as Federações das modalidades de pavilhão (andebol, basquetebol,
patinagem e voleibol.) A modalidade de futsal ficou de fora, por estar
associado à Federação de Futebol, e assim ser difícil contabilizar o quanto
pertence a quem.
A
recolha de dados, deu-nos de imediato a indicação, que não seria viável fazer
um estudo quantitativo, devido a que os diversos clubes usam as diversas redes
sociais com estratégias diferentes.
Perante
os dados recolhidos, decidimos avançar para uma análise qualitativa, e
verificar que tipo de conteúdos é que os clubes publicam e apurar se estes estão
de acordo com aquilo que é o propósito de cada rede social.
Com
um grupo muito distinto quanto às suas características e bases de apoio de fans,
cada clube comunica escolhendo conteúdos muito diferentes percebendo-se que
existe diversos targets.
Encontramos
ainda clubes que usam as redes sociais não diferenciando as modalidades, outros
usam para comunicar o clube de forma geral, e outros usam ainda para comunicar o
basquetebol masculino/feminino e formação em conjunto.
Da
análise, parece sugerir que os clubes e federações não estão a usar as redes
sociais da melhor forma, não vindo daí um maior compromisso (engagement)
dos fans. Contudo, pode-se perceber que existe a ideia de que as redes
sociais são uma boa forma de passar algum tipo de informação, mas para melhorar
é preciso escolher que plataformas devemos usar em função dos objetivos e
conteúdos.
A
estratégia de comunicação de conteúdos atual, leva-nos ainda a perceber que não
existe uma identidade referente á marca BASQUETEBOL PORTUGUÊS, não favorecendo assim
a visibilidade das diversas competições, nacionais como a LPB, Liga Feminina e
Formação, com resultados negativos para a divulgação do basquetebol português,
competição individualizada (LPB; LF; Formação), clubes, jogadores, treinadores,
juízes, patrocinadores e restantes stakeholders.
Assim,
aconselhamos a criação e implementação de um plano de comunicação com objetivos
de marketing e comunicação realistas que contribua para promover as diferentes
competições nacionais e seleções bem como todos os seus stakeholders na
tentativa de criar um compromisso e relação efetiva com os fans.
António Pereira
15-10-2019
#desporto #basquetebol #basketball #marketingdesportivo #benchmarketing #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #marketingecomunicacaododesport o #portugal #basquetebolportugues #ideiasparaobasquetebol
#desporto #basquetebol #basketball #marketingdesportivo #benchmarketing #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #