O “ESPELHO” do Basquetebol – por João Oliveira

Neste pequeno texto, iremos partilhar uma Importante Ideia para o Basquetebol. 

Há mais de 8000 anos que o "Espelho” é utilizado, tornou-se popular no século XVI e semelhante aos atuais, a partir do século XIX.

As suas formas são diversas, por exemplo, planos, côncavos e convexos e as suas utilizações diversificadas, como nas casas, nos automóveis, nos entroncamentos ou num periscópio de um submarino (antigamente).
O “Espelho” fornece uma imagem ou reflete a imagem de ou dos objetos. Nas casas, os espelhos poderão refletir a nossa imagem e apercebermo-nos se estamos como desejamos, antes de sair.  Nos carros, eles permitem-nos ter uma imagem do que está atrás e se, por exemplo, é oportuno mudar de faixa de rodagem. Num entroncamento com fraca visibilidade, os espelhos convexos possibilitam-nos ter uma imagem de ângulos "mortos" e se há algum carro a aproximar-se, evitando acidentes. Nos submarinos, os espelhos permitem-nos ver para além dos obstáculos, nos periscópios (agora digitais). Todos eles fornecem-nos IMAGENS.

Por outro lado, do mesmo modo que o Euro é a moeda que nos permite realizar transações, por exemplo, comerciais, as IMAGENS são a moeda dos pensamentos, na nossa mente psicológica, por nos fornecerem os mapas, que nos ajudam a perceber onde estamos e a podermos escolher dirigir deliberadamente a nossa energia, para chegarmos ao destino que desejamos.

Contudo, na construção dessas imagens poderão surgir alguns problemas e conhecê-los, ajuda-nos a precavê-los. Por exemplo, convém que o “Espelho” que reflita a Imagem do Basquetebol Português e não que a distorça, como acontece com os espelhos disformes e ondulantes, nas feiras populares, que embora nos permitam rir, não fornecem uma imagem próxima da realidade. É curioso que fenómeno semelhante acontece a nível mental, podemos apagar, generalizar ou distorcer a realidade, quando criamos imagens, sobre as quais construímos os nossos pensamentos.

Essas IMAGENS em associação com outros processos permitem-nos pensar de dois modos. Um usa as impressões, os palpites, as opiniões e os sentimentos como os “ingredientes” para produzir os pensamentos. O outro encontra nos factos, nas provas e na realidade os seus principais “ingredientes”. Como será de esperar, o “bolo cozinhado” por estes diferentes “ingredientes” é qualitativamente diferente. Por isso, a procura de FACTOS PRIMEIRO torna-se uma necessidade, para pensarmos de forma eficaz.

Assim, por as imagens serem a moeda dos pensamentos, por os espelhos fornecerem imagens dos objetos e por diferentes “ingredientes” resultarem em “bolos” qualitativamente diferentes, se desejarmos pensar eficazmente o Basquetebol, então poderá ajudar colocar o objeto, neste caso o Basquetebol, em frente de um Espelho, para obtermos IMAGENS dos factos do Basquetebol Português.

Ou seja, o Basquetebol Português necessita de um "Espelho" que forneça a imagem que corresponda aos factos que desejámos ver refletidos.

Por tudo isto, neste momento, surgem-nos três importantes perguntas.

Primeira Pergunta: QUE IMAGENS DESEJÁMOS VER REFLETIDAS PELO “ESPELHO” DO BASQUETEBOL PORTUGUÊS?

Do mesmo modo que um periscópio num submarino permite construir imagens 360º para além dos obstáculos e, portanto, também do que se passa entre o local em que o submarino se encontra e o seu destino, poderá ser útil saber qual é o destino do Basquetebol Português, a sua Visão, da qual Ideias para o Basquetebol publicou uma proposta - LINK - (Oliveira, 2019), mas também os seus Objetivos Estratégico,  os respetivos Indicadores Estratégicos e consequentes Ações Estratégicas (trabalho que Ideias para o Basquetebol já “lançou a bola ao ar”, mas o “jogo” ainda está no “primeiro quarto” e, por isso, ainda não há “resultado final”, leia-se concretização).

Ou seja, poderá ser sensato colocar à frente do espelho os indicadores estratégicos das ações estratégicas, que nos poderão ajudar a ter uma IMAGEM concreta do que é realmente importante aparecer nesse “periscópio”, para que o Basquetebol Português veja para além dos obstáculos e chegue ao destino desejado.

Segunda Pergunta: COMO PODEMOS CAPTURAR AS IMAGENS DO BASQUETEBOL PORTUGUÊS?

Estudando o Basquetebol Português, nomeadamente levantando e partilhando prontamente dados da realidade. Há muitos anos que muitas pessoas estudam o Basquetebol, nomeadamente no meio Académico, mas não só (por exemplo LINK). Porém e algumas vezes, os resultados desses estudos acabaram por não chegar às pessoas interessadas pelo Basquetebol. 
Mas, não foi isso que aconteceu recentemente, com Pereira (2019a, 2019b, 2020a, 2020b) a capturar muitas e valiosas imagens e a disponibilizar importantes estudos desta natureza, em  Ideias para o Basquetebol (Estudo 1 – sobre o número de espetadores na LPB; Estudo 2 – com a presença do Basquetebol nas redes sociais; Estudo 3 – relativo às diferenças de resultados na LPB; e o Estudo 4 – sobre o tempo de jogo e valorização de jogadores selecionáveis), com dados relativos há presente época desportiva e com acesso fácil e imediato a todos os interessados.

Construindo a partir da primeira pergunta, o ideal seria concretizar os Objetivos, Indicadores e Ações Estratégicas em coerência com a Visão do Basquetebol Português e depois colocar esses Indicadores Estratégicos sistematicamente à frente do “espelho”, portanto, realizando estudos sobre a realidade desses Indicadores Estratégicos, que nos fornecessem as IMAGENS ESTRATÉGICAS e, por isso, nos permitissem PENSAR EFICAZ E ESTRATEGICAMENTE sobre o Basquetebol que tivemos, temos e desejamos.

Terceira Pergunta: QUE ESTRUTURA PODERÁ FORNECER AS IMAGENS DO BASQUETEBOL PORTUGUÊS?

As imagens são de tal importância, que até os telemóveis nos permitem obtê-las. Neste caso, a "máquina fotográfica" é o estudo ou estudos, que qualquer pessoa interessada pelo Basquetebol Português poderá realizar e, assim, contribuir com imagens para se pensar eficazmente sobre o Basquetebol Português.

Contudo, do mesmo modo que quer o planeamento, quer a execução estratégicas são essenciais, para a eficácia de uma organização, também a avaliação estratégia é fundamental e não é aconselhável ser deixada ao acaso. Por esta razão e aos mais diversos níveis, as organizações foram desenvolvendo “espelhos” estruturais.

Por exemplo, em 1935, foi criado o Instituto Nacional de Estatística para produzir e divulgar informação estatística relevante. A Pordata é outra estrutura que pretende permitir o acesso rápido aos números que refletem imagens da realidade portuguesa.

Ou seja, e esta é a Importante Ideia deste texto: a Avaliação Estratégica do Basquetebol Português (e consequentemente também o seu Planeamento e Execução Estratégicas) seria valorizada, se o Basquetebol Português tivesse um ”espelho”, uma estrutura, um observatório que refletisse a realidade da IMAGEM ESTRATÉGICA DESEJADA de si próprio, do Basquetebol Português, a Todo o momento.


Estas IMAGENS permitiam-nos verificar onde estivemos, estamos, dos obstáculos / oportunidades e se estamos a progredir para o Destino Desejado ou não e, consequentemente, pensarmos eficaz e estrategicamente em continuar a progredir ou em reajustar a rota do “submarino”, quando a imagem refletida não correspondesse à imagem desejada. Isto porque há que contar com desvios, dado que são inevitáveis e acumulam-se no tempo, até nos submarinos modernos, quanto mais numa organização como o Basquetebol Português, mas a repetição ou prolongamento desses desvios podia ser evitada.

A inexistência desta Estrutura (do “Retrovisor” com a IMAGEM do PASSADO, do “Espelho” com a IMAGEM do AGORA e do "Periscópio" com a IMAGEM do DESTINO e dos OBSTÁCULOS / OPORTUNIDADES), do Observatório no Basquetebol Português poderá ter um efeito parecido a um submarino submerso navegar sem periscópio (atualmente digitais) ou sem sistema de posicionamento global.

Será que alguém entrava num submarino, para fazer uma viagem submersa, que NÃO tivesse uma estrutura, um sistema de navegação, que permitisse aceder às IMAGENS do que vinha atrás, de onde estava, para onde queria ir e que obstáculos estavam na sua rota, a todo o momento?

Se o Basquetebol ambicionar a concretizar uma Visão Partilhada e Mobilizadora, então a questão não é se o Basquetebol vai ter um “Espelho”, Observatório ou uma Estrutura para Avaliar Estrategicamente a modalidade, mas sim quando é que essa Estrutura, esse Observatório (O "Espelho") será uma realidade.

Provavelmente, quanto mais rápido isso acontecer, maior será a probabilidade de o Basquetebol ter e acumular menos desvios e atrair mais “passageiros a viajarem na sua embarcação”, mais cedo e, portanto, aumentar rapidamente o interesse pelo Basquetebol.

Por João Oliveira
2-02-2020







Referências 

Oliveira, J. C. (2019). META VISÃO do Basquetebol Português. Retrieved July 31, 2019, from https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2019/07/meta-visao-do-basquetebol-portugues-por.html

Pereira, A. (2019a). Campeonato do Mundo de Basquetebol – 2019 - Parte 1. Retrieved September 17, 2019, from https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2019/09/campeonato-do-mundo-de-basquetebol-2020.html

Pereira, A. (2019b). Estudo sobre o número de espetadores nos jogos da LPB – 1a volta da época de 2019/2020. Retrieved December 29, 2019, from https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2019/12/estudo-sobre-o-numero-de-espetadores.html

Pereira, A. (2020a). Estudo sobre a diferença pontual nos jogos da LPB – 1a volta da época de 2019/2020. Retrieved January 3, 2020, from https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2020/01/estudo-sobre-diferenca-pontual-nos.html

Pereira, A. (2020b). Jogadores Selecionáveis Seniores e SUB 20 - Quanto Tempo jogam e sua Valorização. Retrieved January 20, 2020, from https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2020/01/estudosobre-o-tempo-de-jogo-dos.html


#desporto #basquetebol #basquetebolportugues #estrutura #observatoriodobasquetebol #espelhodobasquetebol #imagensdobasquetebol #pensareficazmente #ideiasparaobasquetebol